O Centro Espírita Allan Kardec realiza diversas atividades de assistência e promoção social tais como: distribuição de cestas básicas às famílias carentes realizada no último sábado de cada mês, o natal solidário, em que é servido alimentação às famílias e realizado a evangelização espírita e dentre outras ações. Conforme o lema da instituição “Fora da caridade não há salvação”, servir ao próximo é um dos pilares da moral cristã. Abaixo iremos diferenciar os conceitos de assistência e promoção social e depois analisar esses conceitos à luz da Doutrina Espírita.
Conceito de Assistência Social
A assistência social é uma política pública , não contributiva, que integra a Seguridade Social e é prestada a quem dela necessitar, conforme artigo 203 da Constituição Federal de 1988. Segundo a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (Lei n° 8.742/93, essa política é direito do cidadão e dever do Estado para promover os mínimos sociais por meio de iniciativas públicas e da sociedade, garantindo o atendimento às necessidades básicas dos indivíduos.
A política de assistência social tem como objetivos a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos. E, em relação ao enfrentamento da pobreza, o parágrafo único do artigo 2° da LOAS informa que “a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contigências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais”.
E a Promoção Social?
Promoção social: é o alcance de um patamar social superior em relação às condições em que o destinatário da ação se encontrava antes da intervenção. Em assim sendo, promover o ser humano é oferecer-lhe condições para superar as dificuldades econômicas, sociais, morais e espirituais em que momentaneamente se encontre; auxiliá-lo a ultrapassar as próprias limitações , reconhecendo que essas limitações , embora sendo característica de sua atual personalidade, possuem caráter transitório, uma vez que nenhum ser foi criado para o mal ou para o infortúnio.
É, ainda, auxiliá-lo a compreender a importância de sua presença na família, hava vista que ele sempre faz parte de uma configuração familiar, ainda que sua família sejam os companheiros ou as companheiras que ocupam o mesmo espaço da instituição que o abriga; que compartilham com ele as agruras provocadas pelo frio, pela chuva e pela falta de alimentos, ou, ainda, as pessoas que dividem o seu abrigo improvisado, todas as criaturas, enfim, que as leis da vida encaminham
A Área de Assistência e Promoção Social no Centro Espírita Allan Kardec compreende diferentes atividades listadas abaixo. Para conhecê-las melhor, clique no botão respectivo à atividade interessada.







