A Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) foi lançada, em Brasília (DF), na Reunião anual do Conselho Federativo Nacional (CFN) de novembro de 1983, em atendimento às expectativas do Movimento Espírita. Esta Campanha, efetivada na forma de seis apostilas de estudo, representativas de níveis graduais e sequenciais de aprendizado doutrinário, utilizou a técnica do trabalho em grupo como diretriz pedagógica. A sistematização do estudo espírita buscou, por outro lado, apoio nas seguintes orientações de Allan Kardec: “Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios […]” (Obras póstumas, 2ª pt., Projeto – 1868, it. Ensino espírita
Linha do Tempo

Em 1975, a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE) lançou a campanha “Comece pelo Começo”.
Em 28 de abril de 1976, o Espírito Angel Aguarod, por meio de mensagem ditada em reunião de apoio e orientação espiritual da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, publicada na revista A Reencarnação, de agosto do mesmo ano, sob o título “Integridade Doutrinária”, convocava os responsáveis pelo Movimento Espírita para

[…] uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático delas, com chamada de atenção para os aspectos que estão colocados à margem, com graves prejuízos para a assimilação correta dos princípios e bases do Espiritismo e de sua missão.

Em 1978, a Federação Espírita do Estado do Rio Grande do Sul, então, elaborou um Plano que se convencionou chamar de “Campanha de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita nas Sociedades Federadas”.
Não é possível erigir um monumento doutrinário, como é o da Revelação Espírita, deixando-nos levar, a cada dia, por ideias que sopram de todos os lados, sem direção, qual vendaval que tudo derruba na sua passagem. Estamos sendo alertados do plano Mais Alto sobre esse aspecto do nosso movimento, pois, dizem nossos superiores, se não nos fizermos vigilantes nesse sentido, em pouco tempo o Movimento Espírita, embora conservando o nome, nada terá de Espiritismo. Reiterando despretensiosa sugestão, recomendaríamos uma GRANDE CAMPANHA, para usar nomenclatura moderna, em torno da importância do estudo das obras básicas da Doutrina Espírita.

Em 1983, a FEB, analisando a importância da iniciativa, a objetividade da sugestão provinda do mundo maior e, sobretudo, visando reforçar a necessidade do entendimento correto dos princípios doutrinários do Espiritismo, mediante estudo metódico disciplinado, lançou, por ocasião de seu centenário, em 27 de novembro de 1983, em reunião do Conselho Federativo Nacional, em Brasília, a “Campanha do Estudo Sistematizado”, em nível nacional.
Em 1985, a USEERJ adotou a ideia da campanha lançada pela FEB e desenvolveu um trabalho com o objetivo de levar para todo o estado do Rio de Janeiro a proposta do ESDE.
De 23 a 25 de julho de 1993, realizou-se o I Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE, na cidade de Goiânia. Por essa ocasião, foi realizado um curso de atualização para os responsáveis pela implantação e desenvolvimento dos grupos de ESDE das federativas estaduais.
Em 1995, a Comissão Regional Sul, do CFN-FEB, promoveu em Curitiba, de 3 a 5 de novembro, um curso para formação de monitores do ESDE com a participação de 64 coordenadores da FEB, das federativas estaduais e outros órgãos de unificação dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Foi realizado o II Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE em Brasília, de 25 a 27 de julho de 2003, com a temática “Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” (Romanos, 12:2).
De 25 a 27 de julho de 2008, foi realizado o III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE, com o tema “Como poderei entender se alguém não me ensinar?” (Atos, 8:31)
Foi realizado, no período de 19 a 21 de julho de 2015, na FEB, o IV Encontro Nacional de ESDE com o tema: “[…] E o semeador saiu a semear […]. “Colha essa oportunidade: estude o Espiritismo”




